Saúde Sexual

Reprodução Humana

Inseminação Artificial

Trata-se de um processo simples, de baixa complexidade e com custo menor, que consiste da colocação mecânica do sêmen no aparelho genial feminino.

Utiliza-se o hormônio FSH (hormônio folículo estimulante) vendido em distribuidoras especializadas para o recrutamento e crescimento de alguns folículos ovarianos. Cada folículo pode conter um óvulo.

Quando o folículo não tem óvulo, ele é chamado de cisto. O crescimento dos folículos é acompanhado por ultrassom transvaginal a cada dois dias e quando os folículos atingem tamanho adequado que varia de clínica para clínica, a ovulação é disparada com a administração do hCG (gonadotrofina coriônica humana).

Para a Inseminação Artificial , o esperma do marido é colhido e preparado no laboratório, separando os melhores espermatozoides (normais e móveis). Esses espermatozoides são então depositados no interior do útero por um fino cateter algumas horas após a ovulação ter ocorrido. O procedimento é indolor e não necessita de internação ou anestesia.

A inseminação artificial intrauterina é indicada nos casos de problemas ovulatórios (alterações menstruais como síndrome dos ovários policísticos), alterações leves no espermograma e nos fatores cervicais (muco hostil). O sêmen deve ter qualidade mínima para o sucesso do tratamento, e pelo menos uma tuba uterina deverá ser normal. Para avaliar a permeabilidade das tubas antes da inseminação, é necessário realizar uma histerossalpingografia com profissional com experiência com este exame.

A taxa de sucesso é aproximadamente 25 a 30% por tentativa se respeitados os critérios de inclusão mencionados acima. Se a paciente não engravidar após três tentativas de inseminação, o tratamento recomendado passa a ser fertilização in vitro.

Reprodução Humana

Formação Doutor Claudio Guimarães

Graduado em medicina na Universidade Federal do Pará
Residência médica em Cirurgia geral e Urologia na Santa Casa de Ribeirão Preto
Título de especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia
Fellowship em Andrologia e Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo
Membro Internacional de American Urology Association
Membro da International Society for Sexual Medicine
Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana
Urologista Assistente da Escola Paulista de Medicina

Entre em contato

* campos obrigatórios

Depoimentos de nossos clientes satisfeitos