Urologia

Microcirurgia Varicocele

Varicocele ou Varizes escrotais

A varicocele é definida como a dilatação e tortuosidade das veias do plexo papiliforme (que fazem a drenagem do sangue dos testículos). Ela ocorre com maior frequência no testículo esquerdo devido uma alteração anatômica no mecanismo de drenagem venosa. A varicocele não causa distúrbios sexuais.

Geralmente a doença é indolor, mas pode dar sensação de peso no testículo e comprometer a estética escrotal.

A varicocele fica mais evidente na adolescência e com o decorrer do tempo vai causando alterações seminais.  Corresponde a principal causa de infertilidade masculina. Essa doença atinge cerca de 40% dos homens e corresponde a 20% dos casos de infertilidade masculina primária e a 80% dos casos de infertilidade masculina secundária (homens que já tiveram filhos anteriormente e apresentam infertilidade após certo período).

Com essa alteração na drenagem do sangue dos testículos, há aumento da temperatura dos testículos e dificuldade de eliminação de substâncias tóxicas e radicais livres de oxigênio, gerando prejuízo na formação dos espermatozoides.

O diagnóstico é estritamente clínico, através do exame físico realizado em o paciente em pé, com luz e temperatura ambiente adequado. Em alguns casos de dúvida, o exame ultrassonográfico pode ser necessário para elucidação.

O tratamento é cirúrgico, sendo que a técnica cirúrgica mais adequada é com emprego da microcirurgia. O paciente pode ser submetido a um bloqueio anestésico (raque-anestesia) ou anestesia geral. São realizados dois cortes pequenos na região púbica e feita a ligadura das veias varicosas com preservação da artéria e vasos linfáticos. O paciente recebe alta no dia da cirurgia e necessita de cinco dias de repouso.

Microcirurgia Varicocele