Urologia

Protese Pêniana

O que é uma prótese peniana?

A prótese peniana (ou implante peniano) é um dispositivo implantado cirurgicamente no pênis. Este dispositivo ajuda homens portadores de disfunção sexual erétil (DSE) grave a obterem a ereção que eles desejam para uma adequada prática sexual. Representa a principal forma de tratamento cirúrgico no tratamento da DSE.

Quais são os tipos de prótese peniana existentes?

Existem as próteses semi-rígidas (Coloplast Genesis) e as infláveis (Coloplast Titan). As próteses semi-rígidas são feitas de liga metálica revestida por silicone. O portador de uma prótese semi-rígida permanece com o pênis ereto o tempo todo, elevando o pênis para o ato sexual e acomodando-o para baixo para torná-lo imperceptível. As próteses infláveis possuem um sistema de bomba: quando o homem deseja obter a ereção ele aciona esta bomba localizada no escroto. Este acionamento permite o enchimento de 2 cilindros penianos com soro fisiológico proveniente de um pequeno reservatório implantado no abdome. Terminado o ato sexual a bomba é desativada e o pênis torna-se flácido novamente.

Qual a principal diferença entre uma prótese semi-rígida e uma prótese inflável?

A prótese inflável é discreta e visualmente imperceptível, enquanto a prótese semi-rígida é percebida com certa facilidade, pois o estado de rigidez é permanente. Este é o principal fato que leva a grande maioria dos pacientes a optar pelo implante inflável.

Quando o homem deve considerar a realização de implante de prótese peniana?

Geralmente a prótese peniana é a última opção no tratamento de disfunção sexual erétil. Homens com problemas de ereção são encorajados a tentar todos os tratamentos possíveis (drogas de uso oral e injeções penianas) antes de serem submetidos à cirurgia de implante peniano. No entanto, nem todos os tratamentos são adequados para determinadas situações.

Como é a cirurgia para implante de prótese peniana?

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, com o paciente recebendo alta no mesmo dia ou eventualmente no dia seguinte à cirurgia. A intervenção é realizada sob anestesia e a incisão é única, realizada na região pubiana ou escrotal. Na alta são oferecidas orientações detalhadas sobre cuidados e medicações a serem tomadas para se evitar desconforto ou infecções. O retorno à prática sexual é feito ao redor de 4 a 6 semanas da cirurgia.

Como é o preparo para a cirurgia?

Todos os pacientes são submetidos a um adequado preparo pré-cirúrgico, realizando exames laboratoriais e cardiológicos antes da intervenção, sendo levados à cirurgia em condições de segurança adequadas.

Qual o nível de satisfação dos pacientes que são submetidos ao implante de prótese peniana?

Os níveis de satisfação são bastante elevados, alcançando cerca de 85%. Para as parceiras o nível de satisfação atinge os 90%.

O sexo será o mesmo com a prótese peniana?

A maioria dos homens tem a mesma sensação de prazer, orgasmo e ejaculação como antes da cirurgia.

Quais são os riscos? Pode haver mal funcionamento da prótese inflável?

As infecções são um risco. Se o implante infectar será necessário sua troca. É possível ocorrer mal funcionamento do implante inflável, também justificando sua troca ou reparo. Felizmente essas complicações são muito infreqüentes e o implante peniano vem com garantia vitalícia.

E se eu não ficar satisfeito com o resultado do implante de prótese peniana? A cirurgia pode ser revertida?

Não. A prótese peniana substitui o corpo cavernoso peniano, que é um tecido preenchido por sangue durante a ereção. Por isso é importante discutir com seu médico e considerar os “prós e contras” antes de realizar a cirurgia. Felizmente os índices de insatisfação com os implantes penianos infláveis são extremamente baixos.

Protese Pêniana